domingo, 31 de maio de 2015

Esfirra de Frango

INGREDIENTES:

RECHEIO:
·      1 peito de frango (700 gramas, aproximadamente)
·      800 ml de água
·      1 tablete de caldo de galinha
·      ¼ de xícara de azeite de oliva
·      1 cebola média
·      2 dentes de alho
·      4 tomates (500g)
·      8 azeitonas
·      Cebolinha a gosto (usei ½ xícara de chá)
·      5 folhas de manjericão
·      Sal a gosto (usei ½ colher de sopa)
·      4 colheres (sopa) de farinha de trigo (30g)

MASSA (Receita da Escola Ruth Junqueira):

·      7 g de fermento biológico seco
·      7 g de açúcar (2 colheres de chá)
·      160 g de leite (2/3 xícara)

·      450g de farinha de trigo (3 e ¾ xícara)
·      7 g de sal (½ colher de sopa)
·      1 ovo
·      80 g de leite (1/3 xícara)
·      73g (1/3 xícara de óleo)

FINALIZAÇÃO:

·      1 gema
·      1 colher (sopa) de água
·      2 pitadas de sal


MODO DE FAZER

RECHEIO:

    Retire a pele e a gordura do peito de frango. Coloque-o numa panela de pressão com a água e o caldo de galinha. Leve ao fogo e marque 15 minutos após apitar. Desligue e deixe por mais 15 minutos (até sair a pressão). Retire-o da panela, desfie-o com a ajuda de uma faca e dois garfos e reserve. Reserve também o caldo. Numa panela média aqueça o azeite, acrescente a cebola e deixe-a fritar um pouco. Acrescente o alho e deixe-o fritar. Acrescente o tomate picado, 300ml do caldo de frango e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente a azeitona, a cebolinha e o manjericão picados. Acrescente o sal. Dissolva a farinha de trigo em 120 ml de caldo de frango e despeje sobre o frango. Mexa até ferver por 1 minuto. Desligue e deixe esfriar.

MASSA:
Numa tigela de vidro transparente, misture o fermento e o açúcar. Aqueça o leite por 30 segundos no micro-ondas, acrescente ao fermento e açúcar, e misture até dissolver o açúcar. Deixe descansar até ver (pela lateral da tigela) que formou um dedo de fermento espumante.

Enquanto isso, coloque a farinha de trigo e o sal numa tigela e misture bem. Abra um buraco no meio e coloque o ovo, o leite e o óleo.

Acrescente a primeira parte fermentada, misture bem e sove. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha de trigo até a massa soltar das mãos. Divida a massa em bolinhas (fiz com 50g cada) e deixe descansar, coberto com um plástico.

Depois de crescida, abra a massa em forma de círculo, na palma da mão, recheie (usei 25g) e feche em forma de triângulo: feche uma parte do círculo até 1 dedo antes da metade, pegue o ponto central da parte que está aberta e pressione junto com o início da parte fechada, pressione a junção das massas e deixe bem fina para que se fundam numa única massa e não abram quando assarem.

Depois de recheadas, deixe descansar por 30 minutos.

FINALIZAÇÃO:
Misture bem os ingredientes e pincele sobre as esfirras (evite deixar escorrer na forma, para não queimar). Asse em forno a 180 º C por 40 minutos, aproximadamente.


Obs.: rendeu 17 esfirras com 50g de massa e 25 gramas de recheio. 

3 comentários: